As professoras Isabela Camini e Marlene Ribeiro, da Faculdade de Educação da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) lançam, na próxima segunda-feira (15/3), dois livros sobre educação no MST publicados pela Editora Expressão Popular. O lançamento será às 17h, no auditório da Faculdade de Economia da UFRGS (Av. João Pessoa, 52 - Campus Centro), em Porto Alegre.
O livro "Movimento Camponês: Trabalho e Educação", de Marlene Ribeiro, é fruto do trabalho de pós-doutorado da professora e aborda a importância da educação no movimento camponês e nos espaços urbanos. Já o livro de Isabela Camini, "Escola Itinerante - na fronteira de uma nova escola", trata da experiência de uma educação emancipadora promovida pelo MST em seus acampamentos: a escola itinerante. O livro é originado da tese de doutorado de Isabela.
O tema proposto por Isabela é bastante atual, já que as escolas itinerantes do MST foram alvo, no ano passado, de ação do Ministério Público do RS e do governo estadual, que tentaram encerrar com a
experiência, justamente no Estado em que surgiram estas escolas. No entanto, o MST prossegue com as aulas em seus acampamentos.
Tese de doutorado aborda mística do MST
Também na segunda-feira (15/3), às 14h, o educador Giovani Vilmar Comerlatto irá defender sua tese de doutorado "A Dimensão Educativa da Mística na Construção do MST como Sujeito Coletivo", na Faculdade de Economia.
Serviço:
Lançamento dos livros "Movimento Camponês: Trabalho e Educação", de Marlene Ribeiro, e "Escola Itinerante - na fronteira de uma nova escola", de Isabela Camini
Horário: 17h
Auditório da Faculdade de Economia da UFRGS (Av. João Pessoa, 52 - Campus Centro)
fonte: http://www.mst.org.br/node/9317
Nenhum comentário:
Postar um comentário