Mais de 2.000 pessoas participaram do ato contra a política corrupta do governo de Arruda e aliados/as no DF nesta manhã de quarta-feira. Após o meio dia, alguns/mas manifestantes iniciaram panfletagem entre os carros, paralizando as vias do eixo monumental. Além de um ato para agregar todas as pessoas que exigem o impeachment e punição para os/as deputados envolvidos no escândalo de propina do GDF, a manifestação teve como intuito 'parar a cidade', como meio de manter o clima de ingovernabilidade coerente com a indignação sentida pela população.
A polícia repreendeu o bloqueio das pistas de maneira brutal e despropositada. Além da PM, tropas de choque, Rocam, Polícia Canina, Cavalaria e um tanque de guerra estilo caveirão/brucutu, iniciaram uma ofensiva contra os/as manifestantes avançando contra o cordão humano com cerca de 200 pessoas, agredindo-as inclusive quando estavam na ilha que divide as pistas, ou seja, quando não estavam obstruindo o trânsito.
Mesmo estando desarmados/as e exercendo o direito de protesto em local público, os/as manifestantes foram atacados/as com cerca de uma dúzia de bombas de efeito moral, gas de pimenta, e pisoteados pelos cavalos. Várias pessoas estão feridas e três foram presas.Grupos de apoio já estão na 5a Delegacia de Polícia do DF para efetuar a soltura dos/as presos/as.
A polícia declarou a imprensa que a operação foi "perfeita". Vale lembrar que na ultima segunda feira policiais militares e bombeiros fizeram uma manifestação de apoio ao Arruda, carregando faixas com os dizeres "não se iluda, quem é Arruda não muda". A OAB irá analisar as imagens e para estudar a possibilidade de fazer denúncia contra o GDF no Ministério Público.
Amanhã vai ser maior: ato/assembléia as 13h na praça Zumbi dos Palmares, Conic.
Sexta dia 11/12, a Convergência de Grupos Autônomos do DF convida a população para um carnaval fora de época na Rodoviária do Plano apartir das 17hs.
Sábado dia 12/12, haverá uma uma carreata/bicicletada saindo às 9 horas do Palácio do Buriti e indo para a residência oficial do Governador em Águas Claras.
Fotos: Fotos do ato FORA ARRUDA quarta 9/12 | Polícia do DF ataca manifestação pacífica contra a Corrupção
Editoriais Anteriores: Escândalo deve por fim ao governo Arruda | AO POLÍTICO LADRÃO | Ocupação da Camara Legislativa do Distrito Federal
Veja Mais: Vídeo da truculência policial no ato | Bicicletada Fora Arruda - 16/12
Comentários |
Absurdo o acontecimento em Brasilia, rever as imagens é lembrar nitidamente da ditadura militar. Queria saber a opinião do Presidente Luiz Inacio "Lula" da silva, que viveu sob repressão que "lutou"(pq após ver os acontecimentos de Brasilia é de no mínimo perder a fé)contra a ditadura, o que ele vai fazer em relação a isso, já que ele se sente tão capaz de intervir em outros tantos assuntos que não lhe dizem respeito, como o caso da Vale, qual será o posicionamento dele frete a uma CLARA demonstração de autoritarismo e repressão despretensiosa a favor do Governador(e se tudo der certo futuro EX GOVERNADOR).
A pergunta maior que deve ser avaliada, é do que nós brasileiros somos feitos?Até onde vai nossa acomodação?
Pois um grupo de estudantes com apoio de partidos de oposição é reprimido de forma absurda e violenta exercendo um DIREITO (e na verdade o que deveria ser um DEVER MORAL de todos nós quanto cidadãos nos posicionarmos de maneira efetiva.), ou seja até onde vamos suportar? Até onde vamos nos manter calados contra um governo e um Estado que permite todo tipo de corrupção(O CASO SARNEY FOI ARQUIVADO!!!!LEMBRAM??)???Soltaram os cachorros contra a unica defesa que o povo, e que historicamente é movimento de protesto em todo o mundo OS ESTUDANTES!!!
INDIGNADO COM O OCORRIDO HOJE E COM TUDO O QUE VEM ACONTECENDO.
--
Guilherme Schröder
Nenhum comentário:
Postar um comentário