Com a popularização dos instrumentos de captura audio-visual, bem como o estabelecimento da Internet enquanto canal de comunicação descentralizado, a partir da segunda metade da década de 1990, novas fontes de informações tornam-se disponíveis em contraposição aos meios de mídia corporativos.

Fatos até então ocultados da opinião pública global ganham o mundo através da Rede Mundial de Computadores: dos abusos de poder das grandes corporações ao mundo do consumo em excesso, da rebelião de indígenas na iminência do genocídio às mega-manifestações orquestradas contra encontro do G8, da OMC e do FMI.

Esta mostra é composta exclusivamente de filmes livremente disponibilizados através da rede mundial de computadores. Compondo uma série de registros sobre acontecimentos recentes, estes filmes, dentre outros, são marcos da utilização das novas tecnologias da comunicação, bem como das possibilidades proporcionadas pela Internet na constituição de formas de ação política e meios de informação cada vez mais descentralizados.

Programação



22/08 – BRAD WILL: uma noite nas barricadas

Quando os paramilitares dão um tiro de fuzil no peito de Brad Will, a câmera cai, mas continua gravando. Essa câmera passa de mão em mão, contando a história de Brad. E um pouco desse movimento de movimentos conhecido como antiglobalização. Das ocupações urbanas em Nova York, a um piquete ecologista no Oregon, à batalha de Seattle, Praga, Quebec, Gênova, Quito, Oaxaca… Por trás da câmera estão os amigos de Brad que, como ele, se dedicam a mostrar o que não aparece na TV. Veja o trailer e baixe…

Direção: Videohackers

Duração: 55 min

Debatedores:

Jefferson (Coletivo Catarse)

Leonardo Santos (Combate Visual e Resistência Popular)

29/08 – GOOD COPY, BAD COPY

Com diversas entrevistas os diretores conseguiram captar a tensão existente no debate atual entre detentores de conteúdo da indústria tradicional e artistas da nova indústria. O nome “good copy, bad copy” não poderia ser melhor para ilustrar este contraponto alertando sobre o papel que o direito autoral pode desempenhar tanto para aprisionar estas novas formas de expressão cultural, quanto para libertar a cultura permitindo uma revolução criativa. Veja o trailer e baixe

Direção: Andreas Johnsen, Ralf Christensen, Henrik Moltke

Duração: 60 min

Debatedores:

Rebeca Hennemann de Souza (Cientista Social pesquisadora de Propriedade Intelectual)

Paulo Capra (Editora Deriva)

deserto-verde

05/09 – CRUZANDO O DESERTO VERDE + SOJA

Cruzando o Deserto Verde reúne depoimentos denunciativos de um processo de implantação que não respeitou nem a cultura nem o território de tribos indígenas, quilombo, pescadores e produtores rurais, desarticulando seu modo de vida e provocando a destruição de rios e da Mata Atlântica, restando apenas um deserto verde. Assista…

Direção: Ricardo Sá

Duração: 55 min

soja

Soja, em nome do progre$$o é um documentário produzido pelo Greenpeace, sobre o avanço da soja na Amazônia e suas consquências tanto para a floresta quanto para a população do Pará. Mostra o conflito entre os ativistas e os proprietários de terra que dominam a política local. Assista…

Produção: Greenpeace

Duração: 16 min

Debatedores:

Rita Rauber (Bióloga)

Sebastião Pinheiro (Eng. Agrônomo)

12/09 – A REVOLUÇÃO DOS COCOS

A Revolução dos Cocos relata a luta do povo de Bougainville (ilha do pacífico) contra a mineradora inglesa multinacional Rio Tinto Zinc, e depois por sua independência contra o exército Australiano e mercenários. Lutando e resistindo contra um cerco de 7 anos a população inventou meios alternativos para sobreviverem como energia elétrica, combústivel, comida e remédios derivados do único material abundante na ilha, cocos. Veja o trailer e baixe…

Direção: Dom Rotheroe

Duração: 50 min

Debatedores:

Dilermando da Silveira (Geógrafo)

Gustavo Pradella (Antropólogo e Indigenista)

dignidade-ninguem

19/09 – A DIGNIDADE DOS NINGUÉNS

Este documentário reúne histórias e testemunhos comoventes da resistência social na Argentina frente ao desemprego e a fome resultantes do avanço do capitalismo globalizado. Relatos de solidariedade e pequenas epopéias contadas por seus protagonistas, heróis anônimos que em meio à revolta frente a um contexto de genocídio por descaso social, foram capazes de criar e desenvolver propostas coletivas e autogestionárias. Veja o trailer e baixe…

Direção: Fernando Solanas

Duração: 120 min

Debatedores:

Ana Mercedes Sarria Icaza (Socióloga)

Enrique Padrós (Historiador)

ocupacao

26/09 – OCUPAÇÃO 101: a voz da maioria silenciada

É provavelmente o melhor documentário para compreender o conflito existente entre Israel e a Palestina. Roubo de terra, prisões sem julgamento, estupros, assassinatos, humilhações, brutalidade banalizada, covardia e desonestidade a que estão submetidos os palestinos pelo estado e a sociedade civil israelense. Depois deste documentário você poderá se questionar, “POR QUE EU NÃO SABIA DISSO?”. Veja o trailer e baixe…

Direção: Abdallah Omeish

Duração: 87 min

Debatedores:

Wladimir Ungaretti (Jornalista)

Nader Alves Bujah (advogado)