terça-feira, 20 de novembro de 2007

Teatro do Chat - O RPG da Cidadania

Nesses 3 meses de Bienal em Porto Alegre foi lançada, como obra de arte, uma ferramenta para a organização civil horizontal, que demonstrada como uma instalação era pouco acessível aos olhares entretidos do público. Mas o fato é que a ferramenta tem alto potencial de inserção na rede de atores e projetos sociais da cidade.

Além disso faz parte da obra uma ampla pesquisa sobre o centro da cidade, seus problemas e conflitos o que surge como a ambientalização do jogo de RPG.

O Teatro do Chat tem uma interessante estratégia pedagógica na educação social. Utiliza o RPG como recurso didático na proposta de incentivar o protagonismo da comunidade em geral, gerando uma oportunidade de nos pensarmos em diferentes papéis numa complexidade comunitária que se teatraliza sem necessariamente depender de um diretor ou mestre no jogo.


Segundo os autores:
"O Teatro do chat é um jogo para promover a discussão política a respeito de problemas urbanos. É um jogo de representação de papéis em que, como no teatro, os participantes atuam como protagonistas de um conflito urbano real em um chat ou espaço de conversação pela Internet.
O Teatro do chat pode ser usado para abordar qualquer assunto.
O importante é que envolva atores sociais com distintos posicionamentos sobre um tema, a fim de que os participantes do jogo assumam diferentes posturas políticas para atuar na discussão por chat.
Nesta oportunidade, os integrantes de m7red trabalharam com um grupo de pessoas de Porto Alegre. Juntos, escolheram o problema econômico e social do centro da cidade como cenário-modelo. Os participantes investigaram os diversos conflitos e interesses que confluem no problema do Centro e escolheram personagens (reais ou não), que foram encarnados pelos participantes em um intenso debate sobre soluções para a problemática de abandono, segurança e circulação no Centro de Porto Alegre.
O que será visto é um “edifício” que, como se fosse um laboratório de ação política, apresenta as diferentes instâncias deste projeto: informação, treinamento de atuação e chat. Assim, ele apresenta-se como espaço para sessões de chat que serão desenvolvidas durante o período da Bienal."



Mas o que a princípio o obra não se limita a Bienal. Depois de conversar com um dos criadores da proposta, o arquiteto Maurício Corbalán, percebi que o proposta é orgânica e está ligada com Buenos Aires e Amsterdã numa espécie de interlocução permanente de projetos urbanísticos.

Agora Poalegres, vai de nós nos apropriamos dessa ferramenta que pode aumentar as possibilidades de uma cidade mais sustentável e cultural, atuando também na cidadania planetária.

Mais informações:
www.teatrodochat.com.ar
http://teatrodochatpoa07.wordpress.com/

Alissa Gottfried
Educartista Social

Nenhum comentário:

Onde vai ser o 2° encontro?

Arquivo do blog